As 38 Unidades Básicas de Saúde, UBS, do Município de Imperatriz vão continuar ofertando a vacina contra a Influenza (H1N1). O prazo final de vacinação encerraria dia no dia 22 de maio, mas foi prorrogado pelo Ministério da Saúde, MS, até o dia 30 de junho para que todas as metas sejam cumpridas.
A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Atenção Básica, ressalta que neste período podem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias e o público do segundo grupo prioritário composto por profissionais das forças de segurança, doentes crônicos e caminhoneiros.
“Eu quero fazer um apelo a população que procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa porquê nós não conseguimos atingir a meta, por isso a vacinação foi prorrogada”, convidou a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.
As metas de vacinação para crianças, gestantes e outros grupos prioritários não foram atingidas.
“Todos os grupos prioritários podem procurar a unidade de saúde mais próxima, e também, estamos em campanha em relação ao sarampo, destinada às pessoas da faixa etária de 20 anos a 49 anos de idade”, complementou Sormanne.
Vacina contra meningite
As Unidades Básicas de Saúde também aguardam a vacina Meningocócica conjugada quadrivalente ACWY, que previne meningites e infecções generalizadas. O público alvo é de adolescentes de 11 anos e 12 anos, 11 Meses e 29 dias matriculados na rede municipal de educação de Imperatriz.
Confira como está a cobertura vacinal da H1N1
Crianças:
População 23.762
Doses aplicadas: 15.323.
Cobertura 64,49%
Trabalhador de Saúde
População: 9.038
Doses aplicadas: 8.655
Cobertura: 95,76%
Idosos
População: 20.587
Doses aplicadas: 19.835
Cobertura: 96,35%
JOÃO RODRIGUES/ASCOM