54 anos, O PROGRESSO – Um Jornal e tanto! 

54 anos, O PROGRESSO – Um Jornal e tanto!

Por Raimundo Primeiro.

São mais de cinco décadas de desbravamento e, sobretudo, de pioneirismo. Ao longo dos últimos 54 anos, O PROGRESSO tem sido o timoneiro do desenvolvimento de Imperatriz e região, consolidando o lema “Expressão Regional”. Foram desafios [muitos, aliás]. Adversidades perpassadas, evidentemente, em decorrência do denodo de seus fundadores e, mais ainda, dos integrantes de sua Equipe – redatores, editores, repórteres, diagramadores, impressores, intercaladores, distribuidores, digitadores, vendedores e colaboradores.

Todos, uníssonos, em prol do jornal que acompanha o evoluir da cidade com determinação, característica das pessoas que para cá vieram, provenientes das diversas regiões do país, a exemplo de meus familiares: baianos, mineiros, pernambucanos e paraenses. O filho de dona Dina aqui, com orgulho, não esconde a felicidade de ter nascido nas terras fundadas pelo Frei Manoel Procópio do Coração de Maria. Sou, sim, imperatrizense, com prazer! Leitor e partícipe de O PROGRESSO, integrando a sua campeã equipe de repórteres. Estamos, pois, todos, de parabéns!

54 anos de muitos esforços. Acompanho O PROGRESSO há anos. Antes, na condição de leitor, pois meu pai, Raimundo Nonato, o “Raimundo Agrimensor”, era leitor assíduo do jornal, comprando exemplares diariamente. Cedinho, quando as edições iam as ruas, o jornaleiro, o “garoto vendedor”, adentrava a sala de nossa casa, no Centro de Imperatriz, para fazer com que as “notícias fresquinhas” – e bem narradas – chegassem até nós. Imediatamente, corria ao encontro!

Foi, então, que despertei a atenção para a leitura e, igual/involuntariamente, a minha vocação para o Jornalismo, sobretudo o impresso. O gostar de ler começou, ali, a fazer parte de mim. Comprava cadernos e, neles, escreviam, “rebuscava”, algumas narrativas/reportagens, com ênfase para os assuntos policiais. “Nasceu”, automaticamente, o desejo de ser repórter policial. Os tempos passaram, ingressei no Jornalismo e, evidentemente, em O PROGRESSO, sendo um dos repórteres da Editoria de Cotidiano do principal jornal do interior maranhense. Tive meu aprendizado reforçado por jornais de capitais, entre eles O LIBERAL, de Belém do Pará; e DIÁRIO DA MANHÃ, de Goiânia, Goiás. Fui morar/estudar na capital paraense. Lá, ingressei no Jornalismo.

Sem dúvida, com alegria, que comemoro o 54º aniversário do nosso O PROGRESSO. 54 anos forjados com muito trabalho. Muitos suaram para que o jornal chegasse aos dias atuais com a energia e, principalmente, a sinergia que o tem conectado efetivamente com os diversos setores da população, ecoando a “voz rouca” que vem das ruas. Melhor ainda: constituindo-se no verdadeiro “porta-voz” dos imperatrizenses, dos tocantinos e dos tocantinenses, tendo em vista que “chegamos”, sim, pois também sou membro do jornal, em vários municípios do Maranhão, Tocantins e Pará, não esquecendo do Piauí, estado com o qual também fazemos ligação/somos vizinhos. O PROGRESSO progrediu. Não é redundância, é, indubitavelmente, uma incontestável verdade/afirmativa.

Nossa missão será sempre no sentido de fazer com que a cidade e seus moradores cresçam, alcançando, cada vez mais, elevados estágios de desenvolvimento. Cresça/alce voos ainda mais altos.

Os Sérgios, pai e filho; funcionários, colaboradores, anunciantes, apoiadores e, sua razão principal de ser: o público leitor, merecem nossos incentivos, especialmente, efusivos votos de felicidades. Estamos caminhando, a passos largos, firmes! Ao olhar para trás, reafirma-se que tudo valeu a pena. O trabalho não foi em vão. Aprendemos com os desafios. Foram lições que nos recolocaram nos trilhos que nos possibilitaram inúmeros avanços. Foram lições que nos ensinaram – e muito.

Parafraseando o filósofo Sócrates: “vamos estudar e enfrentar os desafios porque uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”.

Que venham mais 54 anos, nosso O PROGRESSO!

Estamos todos de parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *