UHE – Usina Hidrelétrica Estreito, única em operação no Maranhão

Visitamos essa semana a Hidrelétrica do Estreito, distante 130 quilômetros de Imperatriz. Acompanhamos uma equipe de produção externa da conceituada AW Propaganda, a quem agrademos o convite. Na oportunidade fomos recebidos por João Rezek – Gerente Geral do Consórcio Estreito Energia. pudemos saber mais sobre as atividades da UHE Estreito.

João Rezek – Gerente Geral da UHE

A UHE – Usina Hidrelétrica Estreito, única hidrelétrica em operação no Maranhão e a maior no estado do Tocantins é responsável por cerca de 270 empregos diretos e mais de 500 indiretos.

O Consórcio Estreito Energia – CESTE é formado pelas empresas Engie, Vale, Alcoa e InterCement, é responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), que está localizada no Rio Tocantins, na divisa dos Estados do Maranhão e Tocantins.

A UHE Estreito, possui capacidade nominal instalada de 1.087 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com quatro milhões de habitantes o que representa mais energia e desenvolvimento para o Brasil e para região onde a usina está inserida.

Essa missão de gerar energia limpa, contribuindo para o crescimento econômico do País, é realizada pelo CESTE sob o compromisso da Responsabilidade Social e Ambiental, com a implantação de ações que visam ao desenvolvimento sustentável da área de abrangência da empresa.

Sua linha de transmissão tem capacidade de 500 kV, com 140 km de extensão de Estreito – MA, até a subestação de Imperatriz – MA.

 

Durante nossa visita, haviam 3 turbinas em operação.

A usina conta com 8 turbinas que nem sempre são acionadas ao mesmo tempo, isso depende da disponibilidade de água o que ocorre com mais frequência em períodos chuvosos, atendendo a demanda solicitada pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, seu principal cliente. Que ao receber a produção de energia da Usina Hidrelétrica Estreito, distribui para cidades ou regiões conforme suas necessidades.

Percorremos as dependências da Usina devidamente equipados e acompanhados por um técnico em segurança. A limpeza e organização impressionam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.