Tecnologia da Informação (TI) é um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação[1], ou ainda, libertação[2] a medida que promove o desenvolvimento individual/coletivo, por meio do contato com os registros da experiência social, incorre em acentuar àquilo que aprendido com os acertos, e, evitar os erros.
TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização (geralmente empresarial).[3]
No entanto, vale considerar a diferença entre informação versus dados e conhecimento[4], que, são determinantes para a classificação e uso, a saber que: dados (são fatos brutos); informação (dados contextualizados), e, conhecimentos (informações contextualizadas e relacionadas com outras informações adjacentes). Dessa forma, não há como abordar o tema – TI, sem levar em consideração a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)[5].