Projeto Taekwondo nas Escolas inicia com 50 alunos

Participam crianças com idade de 7 a 11 anos, com aulas às terças e quintas-feiras no Barjonas Lobão.

Alunos iniciantes do projeto Taekwondo nas Escolas durante aula na manhã de segunda-feira (02) no Barjonas Lobão (Foto: Dema de Oliveira)

Atentas, concentradas e entusiasmadas. Assim estão as 50 crianças do projeto Taekwondo nas Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, com as aulas práticas que estão sendo ministradas pelos professores Evandro Silva e Lucas Emanoel.

Os 50 alunos, da faixa etária entre 7 e 14 anos, estão tendo aulas acerca de 15 dias, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, localizado no Centro da cidade, às terças e quintas-feira. As crianças que estudam a tarde, realizam as aulas de Taekwondo pela manhã e as que estudam pela manhã, fazem a tarde. Os alunos recebem uma hora de aula, nesse início de atividades do projeto Taekwondo nas Escolas.

O professor Evando Silva, coordenador do projeto, disse que os 50 alunos que estão recebendo aulas de Taekwondo, são de escolas do Centro, como Tocantins, Frei Manoel Procópio, Costa e Silva e Ibade, com prenúncio de ampliação. “A ideia é criar novos núcleos e consequentemente aumentar o número de alunos”, destacou Evandro Silva, faixa preta de Taewondo, com participação em vários torneios nacionais e no exterior. Atualmente, pertence à Seleção Brasileira de Taekwondo.

O projeto Taekwondo nas Escolas, é mais um da gestão Assis Ramos, que tem como principal objetivo a inclusão social por meio do esporte.

O projeto tem como norma ampliar o acesso de crianças, adolescentes, e jovens estudantes às práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte, respeito, trabalho em equipe, superação e comprometimento.

“O prefeito Assis Ramos entende que o esporte é uma ferramenta importante e que auxilia no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, na melhoria da qualidade de vida e assim pode estimular o exercício da responsabilidade social das empresas e de parceiros”, destacou o secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira Sousa.

Taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial sul-coreana que originou um esporte de combate. Hoje em dia é um esporte difundido em todos os continentes, e integra os Jogos Olímpicos.

Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de chutes voadores, de esquivas e interseções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Como esporte olímpico, em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente, é um esporte de chutes com muito poder de explosão.

A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.

 

FONTE: imperatriz.ma.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *