Profissionais de saúde podem participar de teste de vacina contra Covid-19

Para participar do teste, voluntários de Curitiba e do Distrito Federal devem participar de triagem e cumprir os critérios de seleção.

Voluntários receberão duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias. Metade dos participantes receberá um placebo, para permitir a comparação entre os dois grupos. – Foto: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Profissionais de saúde do Distrito Federal e de Curitiba podem se voluntariar para participar da pesquisa clínica que testa a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. Desenvolvida pela farmacêutica Sinovac Biotech, em parceira com o Instituo Butantan, essa é uma das quatro vacinas que atualmente estão em teste no País. Os interessados podem acessar o formulário online, que funciona como uma plataforma de triagem, avaliando se o candidato cumpre os requisitos para o estudo. Quem for considerado elegível deve enviar nome e telefone para o e-mail exibido ao final do preenchimento do formulário.

O voluntário aprovado receberá duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias. Metade dos participantes recebe um placebo, que não tem efeito farmacológico, e a outra metade, o produto vacinal. A proposta é fazer a comparação entre os dois grupos. Ao aceitar participar da pesquisa, o voluntário assina um termo de consentimento e se compromete a comparecer às unidades de saúde periodicamente por um período de 12 a 16 meses para acompanhamento da saúde.

A fase 3 do ensaio clínico foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As fases 1 e 2 foram realizadas com cerca de 700 voluntários na China e os resultados demonstraram a produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes. Assim que forem comprovadas a eficácia e a segurança e a vacina seguir para registro da Anvisa, a Sinovac e o Butantan firmarão acordo de transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Participam do estudo 12 instituições no Brasil, incluindo o Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), e o Complexo Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), ambas unidades hospitalares vinculadas à Rede Ebserh.

 

Critérios de seleção

Podem participar do estudo apenas profissionais de saúde que cumpram os seguintes critérios:

  • Ter mais de 18 anos
  • Trabalhar em serviço de saúde atendendo pessoas com Covid-19
  • Não ter sido diagnosticado ou testado positivo para o vírus da Covid-19
  • Ter registro no conselho profissional regional
  • Não apresentar doença crônica
  • Se mulher, não estar gestante
  • Não participar de outro ensaio clínico

 

 

Com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *