Prefeitura realiza mutirão de cirurgias pediátricas no Socorrinho

Prefeitura realiza mutirão de cirurgias pediátricas no Socorrinho.

O mutirão ocorre a partir da próxima semana e serão contempladas crianças de 0 a 12 anos. Os procedimentos incluem hérnia inguinal,  fimose, criptorquidia e outros.

Em reunião, equipe da Semus define cronograma de cirurgias pediátricas. No total, serão realizadas mais de 150 cirurgias para desafogar a fila que se formou devido à pandemia. (Foto: Paula de Társsia)

A partir da próxima semana, serão realizados mutirões de cirurgias eletivas gerais pediátricas no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, o Socorrinho. Serão contemplados pacientes de 0 a 12 anos, regulados pelo Município e que aguardavam a retomada das cirurgias eletivas, as quais estavam paradas devido à pandemia da covid-19, mas que têm sido retomadas gradativamente.

O anúncio do mutirão foi feito pelo secretário de Saúde Alcemir Costa, nesta quarta-feira (12), após reunião com a diretora do Socorrinho, Rosilene Lima, com o médico pediátrico, Rafael Teixeira Boder, e com o coordenador da Auditoria de Saúde do Município, Esmerahdson de Pinho, que debateu o cronograma de ação.

No total, serão realizadas mais de 150 cirurgias para desafogar a fila que se formou devido à pandemia. “É uma força-tarefa para que possamos atender o maior número de crianças possível, portanto, até nos finais de semanas nossos médicos farão cirurgias. Eu sou pai, e compreendo o sentimento dos pais que aguardam um procedimento cirúrgico para os filhos. Graças a Deus vamos iniciar esse mutirão e beneficiar mais de 100 famílias”, afirmou o secretário Alcemir Costa.

 

O secretário explicou ainda que os procedimentos cirúrgicos, durante o mutirão, serão todos da cirurgia geral, incluindo hérnia inguinal, fimose, criptorquidia e outros. Ele destacou ainda o compromisso da gestão em dar mais qualidade de vida aos munícipes. “Nós temos desafios na saúde de Imperatriz, mas nós temos avançado. Exemplo é esse mutirão, também a implantação de duas novas especialidades médicas, a cardiopediatria e a nefropediatria no Município, e semana que vem vamos anunciar mais outra especialidade médica”, reforçou.

A diretora do Socorrinho, Rosilene Lima, esclarece que a triagem dos pacientes será feita pelo Três Poderes, por meio de consulta com o cirurgião pediátrico que vai avaliar individualmente cada criança. “Estamos com toda logística do hospital preparada para receber esses pacientes”, pontua.

Força-tarefa

A secretaria Municipal de Saúde também realizou mutirão no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão. Em setembro, assim que assumiu a pasta, o secretário Alcemir determinou o mutirão de cirurgias eletivas gerais, as quais beneficiaram mais de 200 pessoas. Em dezembro de 2021, Alcemir Costa anunciou ainda a força-tarefa de cirurgias especializadas, incluindo oftalmologia e otorrino.

 

ASCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.