Prefeitura alerta sobre importância do combate ao mosquito Aedes aegypti

Prefeitura alerta sobre importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Secretaria Municipal de Saúde informa que os dados epidemiológicos entre os anos de 2020 e 2021 apontam uma redução.

Nesse período chuvoso, em que aumentam os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta sobre a importância do combate a focos do vetor.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica que “combater o Aedes aegypti, é reduzir a incidência das enfermidades que ele causa. Com as nossas ações preventivas, de casa em casa, nos logradouros públicos, evitaremos surtos e epidemias das doenças causadas pelo vetor, além do grande impacto em saúde pública. As nossas equipes estão em campo, mas contamos com a colaboração dos nossos munícipes, atentos e vigilantes, para acabarmos com os focos do mosquito”, concluiu.

Medidas simples como limpar ou preencher pratos e vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos, tampar caixas d’água e manter garrafas de boca para baixo estão dentre as principais recomendações do Ministério da Saúde.

 

O coordenador do Controle de Vetores, da Divisão de Vigilância em Saúde, Allan Dantas Melo, informa que os dados epidemiológicos entre os anos de 2020 e 2021 apontam uma redução. “Nos casos de dengue tivemos uma redução de 58%, sendo 36 casos no ano de 2020 e15 casos em 2021.De chikungunya a diminuição foi de 70%,sendo 10 em 2020 e 03 casos em 2021. Com relação ao zikavírus, tivemos apenas um caso notificado em 2021, que foi posteriormente descartado”.

Ele fala ainda sobre a proliferação de focos do mosquito. “No período chuvoso há propensão de aumento na população do Aedes aegypti devido, principalmente, à ampliação do número de reservatórios onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos. É de fundamental importância que as pessoas redobrem os cuidados”.

 

Com colaboração Paula de Társsia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *