Prefeito Eduardo Braide reforça laços entre Coreia do Sul e São Luís por meio da cultura K-drama

A capital maranhense ganhou destaque como um dos cenários da aclamada série coreana “Se a Vida Te Der Tangerinas”, exibida pela Netflix. Neste sábado (29), o prefeito Eduardo Braide participou da inauguração do letreiro “São Luís K-drama” no São Luís Shopping, ao lado de membros da Netflix no Brasil e representantes da Coreia do Sul. O evento marcou não apenas a celebração da série, mas também o reconhecimento de São Luís como a “capital brasileira do K-drama”.

Na solenidade, o prefeito Eduardo Braide destacou a alegria de fortalecer as relações com a Coreia do Sul, ressaltando as oportunidades turísticas e o crescente interesse do público pela cultura coreana, com planos para incorporar esse entusiasmo nos eventos locais.

“Para nós, é uma grande felicidade estreitar os laços com a Coreia do Sul e agradecemos à Netflix por escolher São Luís como a capital do K-Drama no Brasil. Isso sem dúvida abre novas possibilidades para a cidade, especialmente no turismo. Nas redes sociais, recebo constantemente pedidos de fãs da cultura sul-coreana. Queremos justamente fortalecer esses laços culturais e trazer para nossos eventos essa atmosfera que alegra tantas pessoas”, pontuou o prefeito Eduardo Braide.

Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix Brasil, destacou a singular conexão entre São Luís e a série coreana, além do entusiasmo dos fãs ludovicenses pelo universo do K-Drama.

“A trama se desenrola inteiramente em Jeju, conhecida como ‘a ilha do amor’ — um título que, por coincidência, São Luís também tem. Além disso, nos surpreendeu descobrir que a cidade já possuía uma cultura organizada de exibições coletivas de dramas coreanos, com fãs que se reúnem regularmente para acompanhar as produções. Foi essa combinação que nos inspirou a trazer esse evento especial para São Luís”, disse Polidorio, reforçando o papel da capital maranhense como um polo emergente de consumo e difusão da cultura coreana no Brasil.

O diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, Cheul Hong Kim, prometeu divulgar internacionalmente o evento que une simbolicamente as cidades São Luís e Jeju, fortalecendo os laços culturais entre os países.

“Como coreano, me sinto profundamente feliz e honrado em testemunhar esta conexão entre nossos países. Enquanto diretor do Centro de Cultura Coreana no Brasil, assumo o compromisso de compartilhar amplamente esta notícia na Coreia e destacar o significado deste evento que representa um encontro simbólico entre São Luís e Jeju, duas belas cidades. Que este momento marque o início de relações mais estreitas entre nossas cidades e o fortalecimento contínuo dos laços culturais entre Coreia e Brasil”, disse Cheul Hong Kim.

Evento reúne fãs

O evento contou com uma exibição especial do último episódio da série transformando a praça de alimentação do São Luís Shopping em uma grande sala de cinema.

No evento, as amigas Aline Gomes e Talita Araújo personificavam o entusiasmo da cena local de fãs. Aline, assistente social e professora, revelou sua jornada como entusiasta do gênero e membro do Doramelizando – grupo pioneiro em São Luís que congrega uma vibrante comunidade digital de apreciadores de K-Dramas e outras produções asiáticas.

“Há três anos no Doramelizando, acompanhamos o crescimento dos mais de 500 membros no WhatsApp e os demais seguidores no Instagram. É uma comunidade que virou uma família. Ver nossa cidade coroada como capital brasileira do K-Drama é realizador e é isso que estamos comemorando hoje”, celebrou.

Talita Araújo, maquiadora e esteticista, falou sobre o impacto emocional da série. “Essa produção mexe profundamente com a gente. É uma história comovente, cheia de lições de vida que tocam em sentimentos que às vezes nem sabíamos que existiam. Simplesmente maravilhoso”, declarou.

Série

A série, disponível na Netflix, estreou em 7 de março e apresenta uma narrativa de amor e superação ambientada na ilha de Jeju, na Coreia do Sul. Com 16 episódios divididos em quatro volumes, a trama acompanha a rebelde Ae-sun (interpretada pela cantora e atriz IU) e Gwan-sik (Park Bo-gum), em uma jornada emocional que atravessa as quatro estações do ano.

 

FONTE: saoluis.ma.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *