Prefeito Eduardo Braide participa de homenagem ao Dia do Agente de Limpeza Urbana

No dia 16 de maio é celebrado o Dia do Agente de Limpeza Urbana. Em São Luís, a comemoração foi antecipada e, neste sábado (15), a categoria participou de um café da manhã com a presença do prefeito Eduardo Braide, que destacou a importância destes profissionais para a cidade, sobretudo, neste momento de pandemia.

“Os nossos agentes de limpeza urbana nos ajudam a fazer de São Luís uma cidade mais bonita e melhor de se viver. Mesmo em meio à pandemia, eles não deixaram de trabalhar um único dia, prestando este serviço tão essencial à população. Este café da manhã é uma forma de homenageá-los e ressaltar a importância de cada um destes profissionais”, afirmou Eduardo Braide.

Diariamente, cerca de 1.200 agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís distribuem-se entre os bairros da capital para proporcionar mais qualidade de vida à população, executando serviços como capina, roçagem, varrição, coleta do lixo domiciliar, limpeza nos pontos de descarte irregular, atendimento nos ecopontos, além da operação dos equipamentos instalados no Centro Ambiental Ribeira.

Além do café da manhã especial, os agentes participaram de um sorteio de brindes como TVs, cafeteiras, batedeiras, caixas térmicas, furadeiras, kits de ferramentas, churrasqueiras, sanduicheiras, entre outros. Eles também assistiram a uma apresentação do humorista Tedd Mac, que estava fantasiado de Capitão Limpeza.

Entre os ganhadores de um dos brindes, está José Raimundo Cordeiro, de 30 anos. Diariamente, ele trabalha por oito horas na coleta domiciliar, contribuindo para a conservação de vias residenciais e saúde dos moradores.

“Mesmo com o vírus, eu e meus colegas continuamos trabalhando e com ainda mais garra, mas é sempre bom poder contar com o apoio da população. Para que a gente continue trabalhando, precisamos de saúde que, agora, depende de como cada morador descarta sua máscara de proteção, por isso peço mais valorização”, acrescentou.

O presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), Joabson Junior, lembrou que este ano, o Dia do Agente de Limpeza Urbana é de comemoração dupla, já que a categoria já está sendo imunizada contra a Covid-19.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide, reconhecendo o quanto estes profissionais são fundamentais, os incluiu entre os públicos prioritários da vacinação. Desde o início desta semana já vacinamos com a primeira dose a grande maioria dos nossos profissionais. Com certeza, em um ano como este, não poderia haver presente nem forma melhor de reconhecer o esforço destes profissionais”, afirmou.

Proteção

  1. Por ser a limpeza urbana serviço essencial que segue sendo prestado diariamente, além do equipamento de proteção individual diário, os agentes de limpeza recebem da Prefeitura álcool em gel a 70% e desde o início da pandemia, os caminhões de coleta passaram a contar com água, sabão e papel toalha para que eles possam manter a higiene das mãos, entre outras medidas de prevenção.

Para quem trabalha na capina e roçagem foi montada uma estrutura com um carrinho onde são transportados água e sabão, além de álcool em gel a 70%.

Os veículos onde os profissionais da limpeza são transportados estão sendo higienizados a cada troca de turno, cerca de três vezes por dia. O mesmo está sendo feito com os caminhões da coleta, máquinas de remoção mecanizada, caçambas e outros maquinários e equipamentos usados diariamente para a execução dos serviços. Além disso, os agentes são orientados a evitarem o contato próximo com outras pessoas durante o expediente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *