Nesta quarta-feira no Teatro Ferreira Gullar aconteceu a premiação da 11° edição do PROCINE

Nesta quarta-feira no Teatro Ferreira Gullar aconteceu a premiação da 11° edição do PROCINE.

11ª Edição do Projeto de Cinema Negro – PROCINE/2024: Um Marco na Cultura Jovem e Antirracista.

Neste mês da Consciência Negra, o Teatro Ferreira Gullar foi palco de uma programação vibrante da cultura jovem e estudantil durante a 11ª edição do Projeto de Cinema Negro – PROCINE/2024. Esta ação, realizada na noite de ontem,13/11, destacou-se não apenas pela qualidade dos filmes exibidos, mas também pelo impacto significativo nas escolas públicas de Imperatriz ao longo de 2024.

Idealizado pela Professora Mestra Eronilde dos Santos Cunha, conhecida como Eró Cunha, o projeto teve início em 2010 na Escola Edson Lobão, atualmente CE Prof. Ednan Moraes. Desde então, a procura pelo festival aumentou, e hoje ele é difundido entre os estudantes da URE de Imperatriz. A proposta do PROCINE visa ampliar a arte e a educação antirracista, promovendo práticas educativas mais plurais e humanizadas.

Durante todo o ano, o festival envolveu oficinas, palestras, pesquisas e produções de curtas-metragens, alcançando diretamente cerca de 1100 pessoas, entre estudantes e professores, tanto nas oficinas quanto nas 02 exibições realizadas no CineStar e no Teatro Ferreira Gullar.
Ontem, o Teatro Ferreira Gullar recebeu, pela manhã, uma sessão gratuita de filmes de curta-metragem com as temáticas de racismo ambiental e protagonismo feminino, produzidos por estudantes de escolas públicas pertencentes à URE de Imperatriz. Após a exibição, houve uma roda de conversa sobre os filmes apresentados.
À noite, em uma emocionante solenidade, os/as estudantes foram premiados/as com troféus (1º, 2º e 3º lugares nas categorias de ficção e documentário), além de menções honrosas, certificados e equipamentos tecnológicos. Entre as atrações culturais, destacou-se a exibição do filme “Não Existem Mártires, Apenas Marketing”, do cineasta João Luciano Lima Martins parceiro na realização do PROCINE, o teaser oficial do festival, e performances do MC Rodrigues e do MC CL Pixel.

O festival deste ano foi especialmente potente, contando com o apoio e patrocínio de diversas instituições, incluindo DPE/MA, MPMA, UEMASUL, Inovador Talvez, CineStar, ASSARTI, ACLAJOL, Casa da Mulher Maranhense, CCN-NC, AGEMSUL, Olimpia Troféus e escolas públicas estaduais.

O sucesso da 11ª edição do PROCINE demonstra a força do cinema nacional e as possibilidades de promoção o fortalecimento da identidade cultural, do protagonismo feminino e da luta contra o racismo nas escolas públicas de Imperatriz.

Lista dos Filmes e Escolas Vencedoras:
Ficção
1. PROJETO H-110 – CEM Tancredo de Almeida Neves
2. Uma João lisboense – CEM Rio Amazonas (João Lisboa)
3. Luiza – CE Urbano Rocha
Documentários
1. A LUTA: Justiça ambiental e social – CE Graça Aranha
2. VIDAS SUBMERSAS – CE Amaral Raposo
3. RAÍZES DE RESISTÊNCIA – CEM Caminho do Futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *