Morre Sean Connery, primeiro ator a interpretar James Bond, aos 90 anos

O ator escocês Sean Connery morreu aos 90 anos, segundo a rede britânica “BBC”. Seu papel mais famoso no cinema foi o do espião James Bond. Connery foi o primeiro a interpretar o agente 007 e atuou em sete thrillers da franquia. Ao longo de sua carreira, o artista acumulou diversos prêmios, incluindo um Oscar, dois Bafta e três Globos de Ouro.

Por sua performance como o policial Jim Malone, no clássico “Os intocáveis” (1987), de Brian De Palma, levou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Também interpretou Dr. Henry Jones de “Indiana Jones e a última cruzada” (1989), sob a batuta de Steven Spilberg.

Outras atuações marcantes de Connery foram em obras como “O homem que queria ser rei” (1975), ao lado de Michael Caine, e dirigido por John Huston; e como o padre franciscano William de Baskerville, em “O nome da rosa”, adaptação da obra de Umberto Eco.

No ano 2000, foi condecorado Cavalheiro do Império Britânico pela rainha Elizabeth II e recebeu o título de ‘Sir’.

Afastado do cinema há quase duas décadas, o ator escocês vivia recolhido em sua mansão nas Bahamas, ao lado da mulher, a artista plástica Micheline Roquebrune, um ano mais velha que o ator. Os dois estavam juntos há 45 anos.

Sem atuar desde 2003, quando participou do filme de ação”A liga extraordinária”, Connery abriu uma exceção, em 2012, para dar sua voz à modesta animação britânica “Sir Billi”. Depois, voltou a curtir sua aposentadoria no Caribe.

Em 2006, enquanto recebia um prêmio pelo conjunto da obra concedido pelo American Film Institute (AFI), o ator já havia anunciado: “Eu me aposentei para sempre”. Ele havia passado recentemente por um cirurgia de retirada de um tumor nos rins, mas dizia estar “perfeitamente bem”.

Há três anos, o ator foi visto pela última vez fora de seus domínio caribenhos, caminhando com auxílio de uma bengala pelas ruas de Nova York. Já no ano passado, o nome de Connery voltou a ganhar chamadas em sites pelo mundo, mas a motivação foi meteorológica. Ele e a mulher enfrentaram a passagem do furacão Dorian pelo Caribe. Sem deixar a mansão, o casal passou por momentos de tensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *