Mês de abril terá programação especial de conscientização sobre autismo

Programação tem início dia 31 de março, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com lançamento da campanha: Lugar de autista é em todo lugar. (Foto: Patrícia Araújo)

Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará atividades de conscientização sobre o autismo. Programação tem início dia 31 de março, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com lançamento da campanha “Lugar de autista é em todo lugar.”, às 8h e se estende durante todo o dia.

“Em nossa rede ofertamos um atendimento específico e multiprofissional para pessoas com estes transtornos e temos feito de tudo para melhorar cada dia mais. Essa programação é organizada por nossa Rede Municipal de Saúde Mental, por meio da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS-IJ) que atende, mensalmente, em média mil pacientes”, diz o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Unidade funciona na Rua Dr. Itamar Guará, nº 2223, Bairro Três Poderes, esquina com a Rua Guanabara e oferece atendimento multiprofissional e interdisciplinar à população infanto juvenil, de zero a 18 anos, com transtornos com espectro do autismo, psicoses, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, transtornos de conduta, entre outros.

Alberto Clezio, coordenador da Rede Municipal de Saúde Mental explica em que as ações consistem. “Estamos promovendo uma programação especial e cheia de atividades para conscientizarmos sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEAs), que aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida”.

Outras ações

01/ 04- Acolhimento das famílias no CAPS-IJ, pit stop e panfletagem;

05, 07 e 08/04 – Acolhimento das famílias no CAPS-IJ, realização de grupo de discussão sobre saúde mental da criança e adolescente;

13,15 e 16/04- Acolhimento das famílias no CAPS-IJ, orientações sobre brincar terapêutico e integrativo sensorial;

18/04 – 13h40 min – Cine Azul-Cine Star, no Tocantins Shopping;

19/04 – Piquenique com as crianças na Praça dos Três Poderes;

19, 21 e 22/04 – Acolhimento das famílias no CAPS-IJ, realização de grupo orientações sobre a importância da estimulação da linguagem e intervenções precoce;

24/04 – Culto ecumênico em prol do mês de conscientização do autismo;

26, 28 e 29/04 – Acolhimento das famílias no CAPSIJ, realização de orientações;

26/04 – Live sobre o mês de conscientização do autismo;

29/04 – Capacitação em saúde mental, na Universidade Aberto do Brasil (UAB). Com Profissionais da educação, saúde, SEDES, instituições públicas que atendem crianças de até cinco anos de idade.

 

 

FONTE: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.