IMPERATRIZ – Secretaria disponibiliza vacina Meningocócica conjugada quadrivalente

A vacina está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde do Município

Está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, a vacina Meningocócica conjugada quadrivalente ACWY, que previne meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas). Objetivo é imunizar adolescentes de 11 anos e 12 anos, 11 Meses e 29 dias matriculados na rede municipal de educação de Imperatriz.

Pais ou responsáveis estão sendo convocados pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Atenção Básica para levar os adolescentes a UBS mais próxima de casa para tomar a vacina.

A coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, ressalta que é muito importante que os adolescentes se imunizem, mas faz um alerta sobre a idade. “Não pode ser menor de 11 anos e nem 13 anos”.

“Reiteramos a importância da vacinação e sugerimos que o comunicado seja enviado por meios digitais, respeitando as regras de distanciamento social”, complementou a coordenadora.

Outras vacinas

A ida à UBS é importante para a atualização da carteira de vacina e garantir a imunização com outras vacinas de rotina disponíveis, como contra sarampo voltada para pessoas na faixa etária de 20 anos a 49 anos. Crianças de 1 ano podem fazer a vacinação de rotina sendo a primeira dose e de 1 ano e 3 meses a segunda dose(reforço).

As pessoas podem se vacinar, ainda, contra a gripe H1N1 até o dia 5 de junho. O público-alvo é formado de crianças de 6 meses a menor de 6 anos, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiências, puérperas, professores, caminhoneiros e motoristas de ônibus, devem procurar a UBS mais próxima de casa.

 

(João Rodrigues/ASCOM-PMI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *