Governo promove treinamento sobre melhoramento genético para produtores de 12 municípios

Dando continuidade ao lançamento do Programa Mais Pecuária Brasil, realizado nos municípios de Vila Nova dos Martirios e Zé Doca, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) promoveu o I Treinamento do Programa Mais Pecuária Brasil, realizado na semana passada, na cidade de Imperatriz. Ao todo, 12 municípios foram contemplados. O programa conta com a parceria da empresa Alta Genetics e Conafer.

Segundo o secretário da Sagrima, Sergio Delmiro, a iniciativa do Governo do Estado visa o melhoramento genético do rebanho no Maranhão que será realizado por pequenos produtores, proporcionando mais qualidade para o consumidor. “Chegou a hora da pecuária dar um salto em desenvolvimento. Essa união de forças e tecnologia mostra mais uma vez que a nossa gestão está preocupada com as cadeias produtivas de carne, couro e leite”, frisou.

A secretária adjunta de Agricultura e Pecuária, Andreia Amorim, disse que a parceria permite a integração de esforços para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil. “Essa parceria entre a Sagrima, Conafer e Alta Genetics assegura o fornecimento do material genético e insumos necessários à realização do melhoramento genético, além do treinamento, por meio da empresa Alta Genetics, ao técnico que fez parte do processo”, disse Andreia Amorim.

Treinamento

Para o treinamento foi disponibilizado um botijão de armazenagem de sêmen, peças para treinamento de inseminação (útero e cérvix) e estrutura com 20 vacas vazias para prática de inseminação.

O Programa Mais Pecuária Brasil é de responsabilidade da Conafer, que é fomentadora dos recursos e responsável pela logística das doses para inseminação dos rebanhos bovinos, dos produtores selecionados e enquadrados nos requisitos previamente acordados no termo de cooperação.

Os municípios beneficiados pelas ações do Programa Mais Pecuária Brasil foram São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Imperatriz, Grajaú, Barra do Corda, Amarante do Maranhão, Santa Luzia do Tide, Bom Jardim, Buriticupu e Zé Doca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.