Governo do Tocantins já entregou mais de 5 mil Cartões do Idoso em 2022

Governo do Tocantins já entregou mais de 5 mil Cartões do Idoso em 2022.
Tem direito ao Cartão do Idoso pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no Tocantins, com renda de até dois salários mínimos – Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), entregou mais de 5 mil Cartões do Idoso. O documento garante passagens gratuitas nos transportes rodoviários para viagens no Tocantins, por meio da Lei Estadual nº 2001/08. A Setas é responsável pelo processamento dos dados e emissão do Cartão de Idoso, após o envio dos cadastros por parte dos municípios.

De acordo com a técnica do setor de benefícios da Setas, Alessandra Pereira da Silva, os municípios que encaminharam documentos dos idosos e ainda não retiraram o cartão podem fazê-lo na sede da Setas em Palmas. Já os idosos devem retirar seus cartões nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de seus municípios. “No caso de Palmas que possui mais de um Cras, o idoso deve procurar seu cartão no Centro em que entregou seus documentos”.

Os municípios que possuem Cartão do Idoso para retirar são Araguaína, Araguanã, Araguatins, Bandeirantes, Barrolândia, Bernardo Sayão, Brasilândia, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Caseara, Chapada de Areia, Centenário, Colmeia, Combinado, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Itapiratins, Juarina, Jaú do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Mateiros, Maurilândia, Monte Santo, Muricilândia, Palmas, Palmeiras do Tocantins, Paranã, Paraíso do Tocantins e Paraíso Associação, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Pindorama, Piraquê, Presidente Kennedy, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Rio da Conceição, Rio Sono, São Valério da Natividade, Sandolândia, Sampaio, Santa Rosa do Tocantins, Santa Terezinha, Tocantínia, Tocantinópolis,  Xambioá e Wanderlândia.

Cartão do Idoso

Tem direito ao Cartão do Idoso pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no Tocantins, com renda de até dois salários mínimos.

Para fazer o cadastro, é necessário ir à Secretaria de Assistência Social do município ou no Centro de Referência de Assistência Social ( Cras) onde o interessado reside, portando cópias legíveis e fotos do RG e CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda e duas fotos 3×4, recentes e coloridas.  Se o idoso não tiver comprovação de renda deve preencher uma declaração.

Empresas de ônibus e micro-ônibus-vans

A Lei Estadual nº 2001/08, de 17 de dezembro de 2001, concede passagem intermunicipal, gratuita, de passageiros do Estado do Tocantins.

Os ônibus deverão reservar duas vagas, por viagem, para idosos; os micro-ônibus-vans deverão reservar uma vaga, por viagem. No caso de excedidas as vagas, a empresa deve dar 50% de desconto no valor da passagem.

Cabe à Agência Tocantinense de Regulação (ATR) realizar a fiscalização das empresas para o cumprimento da lei. As reclamações poderão ser feitas pelo telefone (63) 3218-7618.

 

 

por Eliane Tenório/Governo do Tocantins

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.