Governo do Maranhão amplia serviços urológicos na rede estadual de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) gerencia 13 equipamentos que oferecem serviços de média e alta complexidade em urologia, na rede estadual de saúde no Maranhão, sendo sete na capital, São Luís, e seis no interior do estado.

Há quatro anos, a rede estadual oferecia, na capital, os serviços de urologia apenas no Hospital Dr. Carlos Macieira e no antigo Hospital Pam Diamante. No interior do estado, os serviços eram oferecidos no Hospital Regional de Caxias. Atualmente, além de São Luís e Caxias, a rede de serviços urológicos foi expandida para as cidades de Timon, Timbiras, Chapadinha, Coroatá, Santa Inês e Pinheiro com previsão de implantação ainda este ano de ambulatórios de urologia em Imperatriz, Matões do Norte e Barra do Corda.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a descentralização dos serviços urológicos busca ampliar a oferta desses atendimentos para que seja feito o diagnóstico precoce dos pacientes.

“O Maranhão avançou muito no que diz respeito aos serviços voltados para a saúde do homem e isso reflete principalmente nos indicadores, a exemplo do câncer de próstata. Nossa rede consegue dar o tratamento nos primeiros 30 dias após o diagnóstico da doença a mais de 90% dos pacientes, de acordo com o que o Sistema Único de Saúde preconiza”, afirma o secretário Carlos Lula.

Os serviços de uro-oncologia também foram ampliados tanto no Hospital Regional de Caxias, quanto no Hospital de Câncer, referências de oncologia na rede estadual de saúde. De acordo com o superintendente de Acompanhamento da Rede de Serviços da SES, Candilberto Filho, os serviços aumentaram não apenas em quantidade, mas também em qualidade.

“Um dos avanços mais importantes foi a criação do serviço de urologia do Hospital Aquiles Lisboa. Hoje, oferecemos na unidade cerca de 200 cirurgias urológicas por mês, cirurgias de alta complexidade. Ampliamos o serviço de laparoscopia e endourologia, que são cirurgias realizadas a laser, sem necessidade de cortes”, destaca o superintendente Candilberto Filho.

As unidades que oferecem apenas atendimento ambulatorial na Rede Estadual de Saúde são: Policlínicas do Diamante, Vinhais e Açailândia; além do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Já as unidades que oferecem atendimento ambulatorial e cirúrgico são: Hospital de Câncer do Maranhão; Hospital Dr. Carlos Macieira; Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês; Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão; Hospital Regional de Timbiras; e Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão de Coroatá. A rede também possui unidades que oferecem apenas atendimento cirúrgico: Hospital Aquiles Lisboa; Hospital Regional de Chapadinha; e Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco.

Novembro Azul

Este ano, a Campanha Novembro Azul tem como tema “Cuidado, Prevenção e Saúde”, e as ações acontecem simultaneamente em todas as unidades da rede estadual de saúde, com ampliação ao acesso a exames e às consultas especializadas em prevenção ao câncer.

Até o momento, foi registrado um incremento de 500 consultas urológicas na rede estadual, o que representa um acréscimo de cerca de 30% da demanda total de consultas realizadas no estado por mês. O público-alvo da campanha corresponde a homens de 45 anos com casos confirmados de câncer de próstata na família e de 50 anos ou mais que precisem fazer o exame preventivo de rotina.

Entre as atividades da campanha, estão sendo realizadas ações voltadas para a saúde integral do homem. Sábado (27), o Programa Saúde na Praça, com ações do Novembro Azul, será realizado na cidade de Presidente Dutra e na próxima terça-feira (30) na cidade de Imperatriz, que também contará com atendimentos de urologia.

Em São Luís, o Hospital Aquiles Lisboa fará, neste sábado (27) e domingo (28), o mutirão de cirurgias urológicas. Segunda (29) e terça-feira (30) será a vez do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, receber o mutirão de cirurgias urológicas; e por fim, na terça (30), o Hospital Regional de Caxias recebe o mutirão de atendimento com consulta para triagem de cirurgia urológica.

Agendamentos e atendimentos

Os agendamentos para especialidade de urologia são realizados a partir de encaminhamento pelo clínico geral através dos canais de atendimento; os exames laboratoriais são realizados na própria unidade em que o urologista faz a solicitação, exames mais complexos e de imagem são agendados via canais de atendimento.

Para agendamento da consulta e/ou exame, é necessário procurar um dos canais de marcação e ter em mãos o cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação. Os canais são: App Viva Procon, site www.procon.ma.gov.br, Disque Saúde (3190-9091) ou presencialmente no Vivas (Beira Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR, Terminal São Cristóvão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.