Governador em exercício Paulo Velten participa de reunião do Consórcio Nordeste

Governador em exercício Paulo Velten participa de reunião do Consórcio Nordeste.

O governador em exercício, Paulo Velten participou de assembleia geral do Consórcio Nordeste, nesta quinta-feira (16), na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. A reunião debateu projeto de lei complementar que vai refletir diretamente na economia da região, além de propostas para a agricultura familiar, continuidade de ações nas regiões prejudicadas pelas chuvas e o combate à Covid-19. O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Diego Rolim também esteve presente ao encontro institucional.

Na pauta, a repercussão fiscal do Projeto de Lei Complementar nº 182022; cenário dos estados afetados pelas chuvas; criação de Comitê Científico para combate à Covid-19; andamento do programa Nordeste Acolhe; Resolução do Sistema Unificado Regional de Agricultura Familiar e Pequeno Porte (SUSAF); e as boas práticas na ciência, tecnologia e inovação agregadas ao Observatório Nordeste.

“Uma oportunidade ímpar em que discutimos temas de relevância para o pacto federativo, a repercussão fiscal do projeto aprovado pela Câmara dos Deputados e que vai impactar fortemente nos Estados. Discutimos estratégias para tentar reduzir ao máximo esse impacto. Fiquei bastante impressionado com o comitê científico criado para combater a Covid-19, muito importante para redução dos danos da pandemia nos estados, e o Maranhão foi um dos que obteve melhor desempenho. E também, a proposta de criação de um sistema de certificado regional da agricultura familiar de pequeno porte. Junto com o secretário Diego Rolim, que esteve me acompanhando neste debate, vi propostas muito importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso estado”, pontuou o governador em exercício, Paulo Velten.

O encontro também deliberou sobre a Rota das Emoções, que receberá aporte de recursos de fundo francês, impactando positivamente nos negócios e serviços dos 14 estados envolvidos no trecho, além de acordos de cooperação entre os estados que compõem o Consórcio Nordeste. “Um encontro muito produtivo e com pautas importantes e que agora serão debatidas no âmbito de cada estado”, acrescentou Paulo Velten.

O titular da SAF, Diego Rolim, também destacou o significado do evento. “Uma proveitosa reunião em que foram tratados diversos assuntos importantes, entre eles, a agricultura familiar. Natal desenvolve uma feira voltada aos estados do Nordeste, muito exitosa, e aqui falamos também sobre estratégias para alavancar ainda mais a nossa agricultura. Uma das pautas que destaco é a certificação regional, que vai proporcionar o comércio dos produtos entre todos os estados do país e, com isso, potencializar a produção”, ressaltou.

Presentes ao evento, a governadora do Rio Grande do Norte e anfitriã, Fátima Bezerra; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Décio Padilha; o pesquisador e coordenador do Comitê Científico, Sérgio Rezende; o senador Humberto Costa; o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o governador da Paraíba, João Azevedo; a governadora do Piauí, Maria Regina; a vice-governadora de Sergipe, Eliana Aquino; e o senador Jean Paul Prates.

Feira de agricultura

Paralelamente ao encontro, ocorreu a I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), no Centro de Convenções de Ponta Negra, na cidade. O governador em exercício, Paulo Velten, aproveitou o momento para visitar o evento e prestigiar a programação.

O evento, promovido pelo Consórcio Nordeste, conta com a participação de todos os estados da região. A delegação maranhense conta com 40 agricultores de 18 municípios, representados por quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas e assentados. A FENAFES segue até domingo (19).

 

ma.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.