Farmácia HIV/AIDS e HEPATITES é implantada em Barra do Corda

Segundo o setor de HIV/AIDS mais de 300 pessoas estão com vírus em Barra do Corda. 90% encontram-se indetectáveis, ou seja, não transmitem o vírus devido o tratamento com medicamentos retrovirais.

AGORA É REALIDADE – Os pacientes portadores do vírus HIV não precisarão mais se deslocar de Barra do Corda para realizarem seus tratamentos em outros municípios, principalmente, em São Luís.

COMO ERA ANTES – Os pacientes ou aqueles que já convivem com a AIDS eram obrigados a se deslocarem para São Luís a cada dois meses em busca dos medicamentos.

O coordenador do setor de HIV/AIDS da prefeitura de Barra do Corda, enfermeiro Alisson Sarmento, afirma que, atualmente, mais de 300 pessoas estão em tratamento no município, sendo que, 90% dos pacientes portadores do vírus HIV estão com a carga viral indetectável. Isso quer dizer que, a chance deles transmitirem o vírus é quase que 0%. Mesmo com a carga viral indetectável, os pacientes não podem interromper o tratamento, pois ainda não existe cura para HIV. Os portadores tomam dois comprimidos diários e possuem uma vida saudável e normal.

“Acredito que o HIV seja hoje o vírus mais controlado do mundo. A ciência avançou muito nos últimos 15 anos. E vale destacar algo; existe uma diferença enorme entre HIV e AIDS. 90% dos pacientes  que possuem HIV em Barra do Corda, não possuem AIDS. HIV é o vírus e AIDS é a doença. A pessoa que trata cuidadosamente tomando seus medicamentos contra o HIV, dificilmente, terá chance de possuir AIDS. A sociedade precisa entender sobre este assunto para evitar o preconceito contra as pessoas que possuem o vírus HIV”, disse Alisson Sarmento.

“Imagine o que é viajar mais de 800km em busca de um tratamento. 430km(ida) e mais 430km(volta). Hoje a realidade é outra. O Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado existem em Barra do Corda. Isso é administrar uma cidade com amor e carinho, pensando sempre nas pessoas”, disse o prefeito Rigo Teles.

UBS ALDO ANDRADE – A UBS Aldo Andrade fica localizada no bairro Nossa Senhora das Dores, na grande altamira e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A UBS foi escolhida para instalação da farmácia por ser a mais recuada, local calmo e de pouco movimento nas proximidades.

PREVENÇÃO – O único meio para não ser infectado pelo vírus HIV é usando camisinha nas relações sexuais. Caso realize o exame e o resultado seja positivo, a pessoa precisa procurar a UBS Aldo Andrade o mais rápido possível para iniciar o tratamento.

RELATÓRIO – Apenas em Dezembro de 2021 o setor a Secretaria de Saúde realizou testagem em vários pontos de Barra do Corda. 11 pessoas testaram positivo para HIV e outras 20 foram diagnosticadas com sífilis.

ONDE REALIZAR O TESTE – Em todas as UBS e Postos de Saúde. Se você tem uma vida sexual ativa, é recomendável realizar o teste. NÃO TENHA MEDO DO TESTE.

 

Texto/Foto: DECOM- Prefeitura de Barra do Corda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.