Dia dos Namorados leva consumidor as compras no comércio de Imperatriz

Dia dos Namorados leva consumidor as compras no comércio de Imperatriz

Por Raimundo Primeiro.

Um Dia dos Namorados com aumento considerável nas vendas do comércio de Imperatriz. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, 10, pelo empresário Luiz Paulo Barros Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), tomando como base pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), que os maranhenses também irão as compras nos próximos dias, gastando em média R$ 302 na aquisição dos presentes, injetando, desta forma, R$ 94 milhões no comércio.

O levantamento mostra que o perfil socioeconômico dos consumidores que planejam presentear é predominantemente masculino (43,9%), com idade entre 21 e 35 anos (45,6%), possuindo ensino superior (50,9%) e com renda de 5 a 10 anos. “As expectativas são as melhores possíveis, tendo em vista a data crescer a cada ano, em nosso país”, afirma Luiz Paulo. Agora em 2024, o Dia dos Namorados será comemorado na quarta-feira, com o 12 de junho, lotando, por exemplo, lojas, supermercados e restaurantes.

Outro motivo para a confiança dos lojistas: 57% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, ou seja, as pessoas estarão indo ao comércio, já a partir das próximas horas. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que sete em cada dez dos consumidores (67%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, principalmente roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (20%), calçados (16%) e tratamento estético (13%). Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas e 33% pela internet. Os principais locais de compra serão: lojas online (31%), shopping center (23%), shopping popular (12%) e lojas de departamento (8%).

Luiz Paulo, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão.

Luiz Paulo frisa que a movimentação será em todos os setores do comércio, com as pessoas comprando, querendo presentear a sua cara-metade. Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (54%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 37% pretendem presentear os(as) namorados(as). Entre os que não vão comprar presentes, 53% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 13% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% não tem dinheiro. De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes.

O comércio de Imperatriz vive momentos de otimismo, principalmente em relação aos consumidores retardatários. Isto é, com o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, os próximos dias prometem ser de lojas cheias no comércio de rua e nos shopping centers. Faltando poucos dias para o Dia dos Namorados, um levantamento da CNDL e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), através de parceria com a Offerwise Pesquisas, estima que aproximadamente 12 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.

 

 

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