Dia dos Namorados leva consumidor as compras no comércio de Imperatriz
Por Raimundo Primeiro.
Um Dia dos Namorados com aumento considerável nas vendas do comércio de Imperatriz. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, 10, pelo empresário Luiz Paulo Barros Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), tomando como base pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), que os maranhenses também irão as compras nos próximos dias, gastando em média R$ 302 na aquisição dos presentes, injetando, desta forma, R$ 94 milhões no comércio.
O levantamento mostra que o perfil socioeconômico dos consumidores que planejam presentear é predominantemente masculino (43,9%), com idade entre 21 e 35 anos (45,6%), possuindo ensino superior (50,9%) e com renda de 5 a 10 anos. “As expectativas são as melhores possíveis, tendo em vista a data crescer a cada ano, em nosso país”, afirma Luiz Paulo. Agora em 2024, o Dia dos Namorados será comemorado na quarta-feira, com o 12 de junho, lotando, por exemplo, lojas, supermercados e restaurantes.
Outro motivo para a confiança dos lojistas: 57% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, ou seja, as pessoas estarão indo ao comércio, já a partir das próximas horas. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que sete em cada dez dos consumidores (67%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, principalmente roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (20%), calçados (16%) e tratamento estético (13%). Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas e 33% pela internet. Os principais locais de compra serão: lojas online (31%), shopping center (23%), shopping popular (12%) e lojas de departamento (8%).
Luiz Paulo, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão.
Luiz Paulo frisa que a movimentação será em todos os setores do comércio, com as pessoas comprando, querendo presentear a sua cara-metade. Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (54%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 37% pretendem presentear os(as) namorados(as). Entre os que não vão comprar presentes, 53% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 13% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% não tem dinheiro. De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes.
O comércio de Imperatriz vive momentos de otimismo, principalmente em relação aos consumidores retardatários. Isto é, com o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, os próximos dias prometem ser de lojas cheias no comércio de rua e nos shopping centers. Faltando poucos dias para o Dia dos Namorados, um levantamento da CNDL e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), através de parceria com a Offerwise Pesquisas, estima que aproximadamente 12 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.