Demonstrações de fé marcam encerramento do festejo de Santa Ana, em Montes Altos

Demonstrações de fé marcam encerramento do festejo de Santa Ana, em Montes Altos.

– Diocese de Carolina anuncia Romaria da Juventude.

MONTES ALTOS – Após dez dias de intensa atividades, foi encerrada da última terça-feira,26, a programação do festejo de Santa Ana, padroeira de Montes Altos com um recorde de público em relação aos anos anteriores. A missa especial de encerramento foi celebrada por dom Francisco Lima, bispo da Diocese de Carolin

Como estava programado, centenas de fieis participaram da tradicional procissão pelas ruas da cidade no inicio da noite que encerrou na praça da igreja matriz. A praça ficou lotada de fieis, muitos deles vindos da zona rural e de outros municípios.

Um pouco antes da celebração começar, padre Luzimar Moura, o pároco, apresentou dois jovens, Carlos Eduardo da Coordenação Nacional e Andreia Gabrieli, da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude, que lançaram a Romaria da Juventude 2022, que será nos dias 17 e 18 de setembro, na cidade de Carolina. O tema deste ano é “Juventude, nosso grito é por vida e trabalho”, e o evento deverá reunir 30 mil jovens de todo o Maranhão.

Em sua homilia, dom Francisco falou do exemplo de vida de São Joaquim e Ana, os avós de Jesus, com enfoque principal para Santa Ana que era um exemplo de paciência e fé em Deus. Foi com esta fé que eles alcançaram o milagre da fertilidade, embora já idosos, e a filha foi Maria, aquela que tornou-se a mãe de Jesus, o Salvador.

Dom Francisco avaliou positivamente o festejo e destacou que o evento este ano teve maior público pelo retorno dos devtos da m]ae de Nossa Senhora.

“A festa de Santa Ana não é um espaço folclórico, de fazer uma festa por fazer, mas um espaço de fé e nós vivemos isso. O cristianismo vive da fé, nós fizemos uma festa de fé, e Santa Ana tem uma abrangência muito grande a cada ano por que as pessoas vão a luz da devoção a mãe de Nossa Senhora que vem a Montes Altos a cada ano para fazer com que tenha sentido a vida delas, cada um vai em busca de algo que faça sentido a sua vida”, disse dom Francisco.

Após o encerramento da missa, foi realizado o leilão de várias “joias” doadas pela comunidade como bezerros, galinhas entre outros. Já era madrugada de quarta-feira quando foi realizado show de prêmios que tinha como prêmio principal um automóvel Kwid da Renault 2022 0km.

O ganhador foi o professor, ex-vereador e atual integrante da Guarda de Santa Ana, Valdir de Jesus Oliveira, que surpreendeu a todos ao anunciar que parte do prêmio foi doado a esposa, a professora Norismar e a outra a igreja de Santa Ana.

Autoridades políticas da região também prestigiaram o evento.

Comitiva de Sítio Novo composta por João Paulo – Sec. Meio Ambiente, Ruimar Diniz Presidente da Câmara, vereadores Leví Marinho e Erinaldo, além do vice-prefeito Domingos Nova, foram recebidos pelo prefeito de Montes Altos, Domingos França.

 

Texto : João Rodrigues foto: Mauricio Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.