Com 60 mulheres atendidas em abril, CRAM é entrada para acolhimento à mulher

Além da proteção, a equipe técnica do Centro busca entender as situações socioeconômica, jurídica e psicológica da mulher assistida.

No enfrentamento da violência de gênero em Imperatriz, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher, CRAM, atendeu no mês de abril 60 mulheres. Dessas, 28 eram mulheres que pela primeira vez usaram o serviço do espaço e as outras 32 estavam de retorno ou dando continuidade ao atendimento no local. O serviço de proteção à mulher, feito pela Centro, se dá nas modalidades presencial e/ou remota por uma equipe multiprofissional.

CRAM é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, e faz o acolhimento e também realiza o trabalho de escuta das mulheres em situação de violência. É um espaço que conta com assistência social e psicológica. Além da proteção, a equipe técnica do Centro busca entender as situações socioeconômica, jurídica e psicológica da assistida. Após o atendimento, são traçados os direcionamentos necessários e o acompanhamento solicitado pela conjuntura do momento.

A coordenadora e assistente social do CRAM, Maria da Conceição Chaves de Souza, explica que “o CRAM tem um papel importante e essencial na porta de entrada no atendimento de mulheres que passam por situações de qualquer tipo de violência. De acordo com o que for constado no atendimento, são feitos os encaminhamentos necessários”, declara.

Também são realizados encaminhamentos para os Centros de Atenção Psicossocial, CAPS; Sistema Nacional de Empregos, Sine; Defensoria Pública; Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, e entre outras ações sociais e de saúde. Serviço fica localizado na Rua Sousa Lima, nº 54, no Centro. Para contato via ligação ou mensagem pelo WhatsApp, o número é (99) 99193-1717. É disponibilizado também em todo território nacional o 180 e o 190 da Polícia Militar para denúncias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *