Agora é Lei: Dia Estadual da Literatura Maranhense

Nessa segunda-feira (25), o governador Flávio Dino sancionou a Lei 11.565/2021, derivada do Projeto de Lei 392/2021, de autoria do deputado Marco Aurélio, que institui o Dia Estadual da Literatura Maranhense.

A data passa a ser comemorada em 10 de agosto, dia do nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias. A data coincide ainda com a fundação da Academia Maranhense de Letras (AML). Para o parlamentar, a Lei reitera a importância dos escritores e escritoras maranhenses.

“Importante esse reconhecimento em Lei, pois reforça a homenagem a todos os escritores e escritoras Maranhenses que deixaram e deixam seu legado na literatura. O Maranhão é um celeiro dessa inspiração. Homenagear, justamente, no dia em que se comemora o nascimento de Gonçalves Dias, é muito emblemático. Agradeço a sugestão do Professor da UFMA, Dino Cavalcante, bem como todos os nossos pares na Assembleia e ao Governador por sancionar a presente Lei” destaca Marco Aurélio.

O presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano Neto, comenta que a Lei eleva a veia cultural do Estado.

“O deputado Marco Aurélio, ao longo dos seus dois mandatos, tem se configurado como um grande representante maranhense. E marca mais um golaço em favor da cultura maranhense, apresentando e conseguindo a aprovação da Lei que cria o Dia da Literatura Maranhense. Essa data tem uma simbologia muito importante para a gente, por conta do nosso poeta Gonçalves Dias. Como presidente da Academia Imperatrizense de Letras, congratulo-me com o deputado por mais esse relevante trabalho prestado à nossa sociedade, em especial à cultura literária. A sociedade tem mais esse incentivo para que possamos, através da literatura, construir a cada dia um Maranhão melhor para todos” complementa Trajano Neto.

O professor do departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão, José Dino Costa Cavalcante, fala que essa homenagem reforça a importância da literatura para nosso Estado e agradece ao deputado.

“A Literatura Maranhense e todos nós que a amamos, temos um sentimento de eterna gratidão ao deputado Marco Aurélio, por ter comandado essa luta em prol do reconhecimento da arte de Gonçalves Dias, que tanto orgulho nos tem dado” finaliza o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *