AMARANTE – Prefeitura inicia atividades da campanha “Setembro Amarelo” no município

0
155

Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicido no país e em Amarante, a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde via Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), deu inicio nesta terça-feira (11), no auditório da Câmara de Vereadores, as atividades da campanha “Setembro Amarelo”, promovendo uma oficina com o tema: valorização da vida. Evento abriu oficialmente a campanha no município.

A programação da oficina contou com palestras da Coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Regional de Imperatriz, Marlene Costa e da psiquiatra do CAPS, Kelly Galdez, que discorreram sobre o tema com foco na conscientização e prevenção. Na ocasião a secretária da pasta Heryland Duailibe, declarou oficialmente aberta a campanha “Setembro Amarelo” no município.

As palestrantes apresentaram a plateia o porquê da criação do “Setembro Amarelo”, trazendo dados e contextualizando o motivo pelo qual o tema suicídio não deve ser encarado como tabu;  abordando assim a importância da campanha na construção de um conceito coletivo de que a vida é um dom precioso. O público presente pôde interagir com perguntas e tirar dúvidas com as profissionais.

Em seu pronunciamento a secretária de Saúde, Heryland Duailibe, foi enfática. “ Para que a campanha tenha o mesmo sucesso do ano passado precisamos do engajamento de todos, por isso todos aqui tem um papel importantíssimo e estão convocados a aderirem a campanha, quero dizer que estou bastante feliz pois houve uma redução do número de suicídios aqui no nosso município, comparado com os dados do ano passado, o que só reforça que o trabalho que realizamos ano passado com o apoio de todos os nossos parceiros foi bastante positivo”, pontuou a secretária.

Ao final ela convidou a todos para participarem da grande caminhada em prol da vida que acontecerá no próximo dia 27 de setembro.

Participaram do evento os secretários municipais, Edson Machado (Cultura), Edilson Vieira ( Educação); e as secretárias adjuntas Salma Sales (Saúde) e Gilza Roque (Ass.Social) , além dos representantes do legislativo vereador Weliton Silva e da Polícia Militar Capitão Furtado. A coordenadora do CAPS, Marcione Santos , também estava presente juntamente com toda a equipe do Centro. Na plateia servidores da educação, saúde e convidados de algumas entidades locais que vieram prestigiar o evento.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida.

Serviço:

O CAPS de Amarante fica localizado na Rua Ednon da Mota e Silva , Bairro Vila Madeira. O horário de atendimento é das 08:00h às 17:30 h.

(FONTE: ASCOM/PMA)