Aumenta procura pela prevenção ao câncer de próstata

0
152

Campanha alerta importância dos exames e reforça cuidados com a doença.

São oferecidos exames de pele, prevenção do câncer de próstata, encaminhamento para consulta e agendamento para mamografia. (Foto: João Rodrigues)

Em 15 dias a Unidade Móvel Oncológica fez mais de dois mil atendimentos e a previsão é que esse número triplique até 30 de novembro, quando será encerrada a programação do Novembro Azul. De posse do cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, interessados devem comparecer das 8h às 12h, sem a necessidade de agendar o atendimento, no Quartel da Polícia Militar, Bacuri.

“Esta campanha é mundial e os homens estão se conscientizando. Por isso observamos que a cada ano se multiplica a quantidade de pessoas para fazer os exames” – justifica a coordenadora da unidade móvel, Vilenice Batista. Ela reforça que a prevenção é muito importante, pois se descoberto câncer no início, as chances de cura são maiores.

O lavrador aposentado João Alves Teixeira é um desses homens conscientes da necessidade de cuidar da saúde. Aos 57 anos, ele se orgulha em fazer espontaneamente os exames preventivos todos os anos para garantir a qualidade de vida. “Venho (à unidade móvel) todos os anos, por conta própria, porque vejo os exemplos. A gente nunca espera ter o diagnóstico da doença, mas temos que nos prevenir” – ressalta o morador do Bairro Santa Rita.

Dos 84 anos, seu Amélio Figueiredo relata que durante seis anos deixou de fazer a prevenção ao câncer de próstata. Diante das campanhas, ele resolveu voltar e foi um dos atendidos pela unidade, que estava em frente a Unidade de Saúde Nova Imperatriz.  “Não tem que ter vergonha, é preciso se prevenir para amanhã ou depois o homem não ser pego de surpresa e pode ser tarde demais” – alerta.

A programação, que começou no Parque Airton Sena, incluiu a Praça Mané Garrincha com o “Mutirão Azul”, passou pela Nova Imperatriz e segue até sexta, no Bacuri, vai alcançar outras regiões da cidade.Confira abaixo o cronograma de atendimento na segunda quinzena de novembro:

– Dias 16 e 17, em frente ao quartel da Polícia Militar

 -Dias 20 e 21, Praça Ferro de Engomar- Vila Nova

– Dia 22, Congregação Herdeiros de Sião da Assembleia de Deus- Vilinha

– Dia 23, UBS Parque do Buriti

 – Dias 27 e 28, UFMA- Bom Jesus

– Dia 29, CAPS III, no Complexo Saúde Anhanguera

– Dia 30, UBS Vila Fiquene.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here